Previsões estratégicas e Tendências de Redes Sociais para 2024

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Previsões estratégicas e Tendências de Redes Sociais para 2024

As tendências para redes sociais em 2024 apontam para o aumento da integração com ferramentas de IA, o uso do TikTok como mecanismo de busca e a continuação dos vídeos curtos como principal formato. Um ano promissor para as redes sociais se inicia — e você deve saber acompanhar as mudanças.

O poder das redes sociais em 2024 segue firme e forte. Estar onde o seu público está, estreitar o relacionamento, falar a mesma língua, despertar o desejo, levar até a compra — tudo isso é resultado de um bom trabalho no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras plataformas.

Mas quem trabalha com social media sabe que as novidades não param: tem sempre um novo recurso, uma nova tecnologia, uma nova estratégia para explorar. Por isso, os profissionais precisam estar sempre em dia com as tendências para redes sociais e se antecipar às mudanças que ditam a atuação das marcas nesse universo.

Neste artigo, trouxemos as principais previsões e tendências para redes sociais em2024. Elas vão ajudar a manter a sua marca relevante para o público, alinhada às mudanças de comportamento, tecnologia e recursos de social media. Fique com a gente para saber as tendências!

1. Relacionamentos mais sustentáveis

Redes sociais não são apenas veículos de mídia para as marcas — são principalmente canais de relacionamento com os consumidores. Foi para conversar e interagir que elas surgiram. Então, às vezes é preciso relembrar isso para não perder o relacionamento que você construiu com o público.

No próximo ano, lembre-se de que um relacionamento sustentável, de confiança e duradouro vale muito mais do que uma mera compra. Um cliente que confia na sua marca e se mantém próximo ao longo do tempo pode voltar mais vezes e trazer mais pessoas para comprar.

Sim, é claro que você também pode divulgar seus produtos e ofertas, mas crie conteúdos que atendam aos interesses dos seguidores e sempre interaja com eles para nutrir a relação. Compartilhe os valores da sua empresa, ofereça dicas dentro do universo da sua marca e publique pensando no seu consumidor, não apenas em vender.

2. Análise de dados de marketing de mídia social baseada em IA

No marketing digital, tudo pode ser medido. Nas redes sociais, você pode medir a performance do seu perfil e das suas publicações em engajamento, likes, comentários, compartilhamentos, alcance e outras métricas específicas de cada plataforma.

Mas, nas estratégias de social media em 2024, o monitoramento das redes sociais deve ganhar um aliado: a inteligência artificial. As ferramentas de analytics das próprias plataformas já fornecem dados e relatórios riquíssimos, mas você sabia que pode ir muito mais além usando as tecnologias de IA?

Você pode, por exemplo, baixar os dados do Instagram em um arquivo CSV e entregar às ferramentas de IA (ChatGPT, Bard e outras). Assim, elas podem fornecer dashboards inteligentes e insights valiosos, que você não conseguiria extrair sem a ajuda delas. Lembre-se de dar uma orientação clara e específica sobre o que você quer que a ferramenta entregue.

3. Vídeos curtos novamente em alta para 2024

Os snaps do Snapchat e os stories do Instagram abriram as portas. Os vídeos do TikTok e dos Reels consolidaram o formato. Os Shorts do YouTube vieram na sequência. Agora, os vídeos curtos estão por toda parte, nos feeds de todas as redes sociais.

Basta circular pelas redes sociais atualmente para constatar isso. Sim, você ainda encontra imagens estáticas, carrosséis e vídeos longos, mas a grande maioria dos posts de redes sociais estão em conteúdos audiovisuais, rápidos e dinâmicos.

Eles entregam rapidamente o que prometem, são fáceis de assistir e compartilhar e engajam os usuários, que passam horas do dia consumindo esses conteúdos, principalmente no mobile, entre uma tarefa e outra. Então, se você ainda não aderiu a essa tendência (que não é de hoje!), chegou a hora de adaptar seus conteúdos aos vídeos curtos!

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