Nutrição Digital: por que a qualidade do conteúdo importa mais do que nunca?

agência de marketing digital

Nutrição Digital: por que a qualidade do conteúdo importa mais do que nunca?

Em um passado não muito distante, a nossa conexão com a internet era mais limitada, até mesmo um privilégio. Me lembro das conexões discadas, seus barulhos peculiares e velocidade de uma lesma lerda. Hoje, em 2023, especialmente após a pandemia, vivemos em um mundo onde a vida digital e a vida real são intrinsecamente ligadas. 

Como tudo nesta vida, tudo tem dois (ou mais) lados. Estar 100% conectado o tempo todo trouxe uma série de hábitos que, ao refletirmos, não são tão saudáveis. A questão que surge agora não é apenas sobre quanto tempo passamos online, mas sim, a qualidade do conteúdo que consumimos durante esse tempo. 

Esse é um tópico cada vez mais abordado nos noticiários e discussões na mídia. Mas, em meio a essa conversa, surge um conceito novo: a “nutrição digital”. 

Se você nunca ouviu falar deste termo, eu explico: basicamente, é o nome dado à tendência de usuários que estão repensando suas relações com o conteúdo digital. Mais do que o um “detox digital” temporário, estes usuários buscam por uma verdadeira mudança na forma como consomem informações e se conectam online.

E claro, se estamos falando de consumo de conteúdo online, nem preciso dizer que o assunto impacta também marcas, profissionais de marketing e criadores. 

É por isso que quero mergulhar mais profundamente nessa tendência emergente, suas implicações do engajamento de marcas e produtores de conteúdo, e o papel que nós temos a desempenhar na promoção de um ambiente digital mais saudável e equilibrado.

Primeiro de tudo: o que é a “nutrição digital”?

Vamos começar traçando um paralelo com a nutrição no sentido mais tradicional do termo. Quando pensamos em nutrição, pensamos em comida — mais especificamente, no tipo e na qualidade da comida que consumimos e como isso afeta nossa saúde e bem-estar.

Aplique esse mesmo raciocínio ao nosso consumo de conteúdo digital. A nutrição digital é uma teoria que considera o tipo e a qualidade do conteúdo que consumimos online, e como isso afeta nossa saúde mental e emocional. Isso pode incluir tudo, desde as postagens nas redes sociais que consumimos, os vídeos que assistimos, as notícias que acompanhamos e até mesmo as interações que temos online.

E por que este termo está em ascensão agora?

Isso tem muito a ver com as mudanças que estamos vivendo. A nossa vida digital está cada vez mais intensa e isso tem impactado diretamente nossa saúde mental.

Wall Street Journal notou um movimento curioso: muitos jovens estão voltando a usar celulares mais antigos. Segundo o jornal, a Gen Z tem buscado fugir um pouco das notificações que não param de chegar. 

No relatório sobre Tendências de Comportamento e Tecnologia para Marcas em 2023, criado pela Bits to Brands em parceria com a WGSN, a Nutrição Digital foi apontada como uma forte tendência para o ano — e este movimento coletivo só tende a crescer. 

As plataformas de redes sociais estão prestando atenção nisso. O TikTok, por exemplo, lançou recentemente uma feature para que seus usuários possam controlar o tempo que passam no app.

Isso é a ascensão da nutrição digital: um reflexo do nosso tempo, uma resposta às nossas necessidades atuais. E algo que todos nós, especialmente as marcas e criadores de conteúdo, precisamos prestar atenção.

O impacto da nutrição digital nas marcas e profissionais de marketing

Qualquer profissional de marketing ou criador de conteúdo sabe: nos dias de hoje, conseguir a atenção das pessoas é um desafio. Mais do que nunca, não basta só chamar atenção, é preciso também oferecer algo que tenha valor. 

As marcas precisam ir além de só vender produtos ou serviços. Elas precisam entregar algo de valor, que pode ser entretenimento, educação ou inspiração. Como pontuou Rafael Kiso, CMO da mLabs em entrevista exclusiva para a Rock Content: “O conteúdo precisa informar, educar e entreter para reter público em mídias sociais”.

Em um cenário onde os usuários estão optando por não receber notificações, e selecionar a dedo o conteúdo que querem consumir, essa premissa se torna mais essencial do que nunca. 

Veja também

Abrir Whatsapp
1
Olá, precisa de ajuda?
Precisa de ajuda? Envie uma mensagem e fale conosco.